A HORA MÁGICA

    Livro publicado em formato electrónico para ser lido em qualquer computador com sistema operativo Windows. É constituído por 137 páginas, distribuídas por 5 capítulos, e 121 fotografias.

 

   O livro está optimizado para ser visualizado em monitores com uma resolução de 1024x768 píxeis, de modo a permitir uma boa leitura do texto e excelente visualização das fotografias.

 

 

   Todas as fotografias foram optimizadas para poderem ser visualizadas em monitor com o máximo de qualidade. Muitas delas são apresentadas em grandes dimensões permitindo apreciar bem os mais ínfimos pormenores das imagens.

    Muitas pessoas queixam-se de terem experimentado algumas dificuldades na navegação dentro de livros electrónicos: existe demasiada sinalética, excessivas animações, estruturação confusa, etc. Alguns leitores acabam por perder-se no meio de tanta confusão.

   Temos tido o cuidado de proporcionar aos leitores dos nossos e-books uma navegação bem adaptada a cada obra. Neste caso trata-se de uma obra literária e por isso não necessita de um Índice tão detalhado como o de um livro técnico.

    O livro dispõe de um Índice parecido com o de um livro impresso em papel, com links para os vários capítulos. E no rodapé de todas as páginas o leitor vai encontrar links discretos que lhe permitem regressar ao Índice sempre que for preciso e progredir por toda a obra página a página (setas).

   Foi incluída uma barra de navegação estreita que permite aceder às principais funcionalidades do livro, como sejam, por exemplo, a pesquisa, os favoritos, a ficha técnica ou acesso directo às opções do Internet Explorer.

   Também existem botões para regressar ao início da obra, ao índice, para progredir página a página para a frente e para trás e para fechar o livro.

   Tal como num Browser da Internet, o livro dispõe de um ficheiro de Favoritos memorizáveis que é criado e gerido pelo leitor. Poderá marcar ali as páginas de maior interesse para depois voltar a elas com mais rapidez, fazer selecção de matérias para pesquisa, etc.

    E uma janela para fazer pesquisa automática por toda a obra. Basta escrever a palavra que procura e instantaneamente aparece-lhe o resultado da pesquisa com links para as diferentes páginas e as palavras pesquisadas aparecem bem destacadas num fundo verde.

   Muitas das espécies referidas no texto estão retratadas nas imagens. Mas as fotografias mas não se destinam exclusivamente à mera ilustração da obra. Funcionam antes como um livro de imagens paralelo: uma espécie de livro dentro de outro livro, permitindo-nos apreciar uma grande variedade de espécies submarinas que vivem desde os pólos até às regiões tropicais, e da superfície até grandes profundidades.

   Dentro do livro as fotografias estão apenas identificadas pelo nome vulgar da espécie retratada, para evitar introduzir legendas demasiado pormenorizadas que possam perturbar de algum modo a leitura do texto.

   Mas no fim da obra o leitor vai encontrar todas as imagens, divididas por capítulos, em formato “thumbnail”. Clicando em cada uma delas vai poder aceder a uma fotografia maior acompanhada da respectiva legenda com dados sobre a biologia de cada espécie, distribuição geográfica, etc.

 

 

Testemunho de uma leitora:

 

   “Para além de ser um conto escrito com um português leve e acessível, tem a sua parte cómica mas também dramática, didáctica e filosófica. Gostei especialmente das descrições do fundo marinho e das comparações feitas, muito imaginativas. E o final foi fantástico. Por detrás do capricho das personagens (algumas mal-humoradas, outras brejeiras) no final fiquei com a sensação de que o cerne do conto é transmitir o quanto o mar tem de divino ou de transcendental... partilho inteiramente essa opinião”.   -    Helena Encarnação

 

 

 

 

 

Download

 

 

 

 

 

 

© Edições  AI  2008 - 2012